Daily: Um dia na faculdade de jornalismo

by - quarta-feira, março 02, 2016


Hoje vim falar de um assunto que eu estava beeem ansiosa pra compartilhar. Pra quem não sabe (ou não leu a minha descrição) estou no segundo ano da faculdade de jornalismo, pode parecer pouco mas já é o suficiente pra amar ainda mais esse curso e a profissão que escolhi pra vida! ❤❤

Pra começar acho valido esclarecer que as pessoas geralmente tem uma visão distorcida do que se aprende durante o curso e etc. Começando que, quando falo que faço jornalismo, a primeira coisa que as pessoas me falam é "nossa, a futura Fátima Bernardes" ou então, "nossa tá fazendo faculdade pra trabalhar na Capricho?". E nosso dia-a-dia na faculdade vai beeem mais além do que ficar escrevendo matérias e filmando reportagens (por mais que façamos isso bastante haha).


Hoje, por exemplo, assistimos o documentário "Estranhos na noite: Mordaça no Estadão em tempos de censura", que conta a história de jornalistas do jornal "O Estado de S. Paulo" que, em prol da liberdade de imprensa, escreveram reportagens sob ameaça de prisão, tortura e morte, durante a ditadura no Brasil.


Como de costume, durante o evento gravamos um boletim informativo, como exercício pra tele.



Depois da exibição do documentário houve um debate entre o jornalista José Maria Mayrink, responsável pelo documentário, e os alunos do curso.

Esses eventos são bem comuns, para que além de aprendermos com jornalistas mais experientes, para que também possamos exercitar em campo entrevistas com fontes de maior peso, que em geral, nós só conseguiríamos entrevistar se estivéssemos trabalhando em influentes meios de comunicação.

Se você tem alguma duvida sobre o curso, ou alguma sugestão sobre o tema, é só deixar aqui embaixo que no próximo post eu respondo! 

You May Also Like

4 comentários

  1. Também faço jornalismo e a coisa que eu mais escuto " hmmm, você quer ser a nova Fátima Bernardes?" hahaha
    Estamos fardadas a receber esse tipo de pergunta! Adorei o seu post *-*
    Você já foi para o Estadão? É muito fantástico, eu vou desde o primeiro ano da minha faculdade no curso para os focas.
    Beijos
    www.maeeucresci.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ganhasse 1 dilma, cada vez que ouço isso, estaria ryca $$$. Ainda não tive oportunidade pra ir Ma, mas morro de vontade (principalmente depois desse doc) haha

      Excluir
  2. Ai, faça um post sobre mercado de trabalho?
    Eu tenho uma vontade enorme de fazer jornalismo, na verdade, se eu for fazer todas as faculdades que eu gostaria mesmo, vou morrer estudando! hahahaha
    Mas eu sempre amei escrever e ler, muito! Só que quando fui fazer faculdade eu conversei com uma menina e ela me disse que o mercado estava muito ruim. Como eu não tinha muita noção, acabei fazendo outra faculdade. Então, por isso, vou amar ver um post sobre mercado de trabalho <3
    Amei o seu blog, é muito amor e muito organizado!

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito, muito feliz mesmo, em saber que você gostou do post e do blog
      Lolla! <3 Já tive algumas aulas sobre mercado de trabalho e prometo falar em breve em um novo post sobre o assunto ^^

      Beijinhos, e volte sempre

      Excluir