‘RiverBlue’ mostra a realidade por trás da fabricação do jeans

by - sexta-feira, dezembro 01, 2017


Pensado pelo diretor David Macllveride para ser inicialmente um documentário sobre os rios do mundo, RiverBlue surgiu após as pesquisas do diretor apontarem para outro lado: o dano escondido que a indústria da moda vem causando com detritos jogados em sistemas de água ao redor do planeta.

A produção feita em parceria com a organização Fashion Revolution – que também ajudou na produção do documentário The True Cost, que mostra a verdadeira realidade dos trabalhadores têxteis em condições análogas à escravidão – não se limita a mostrar somente a realidade por trás da fabricação dos jeans, que correspondem à boa parcela dentro da indústria, mas também expor soluções e iniciativas mais sustentáveis.

Ao longo de todo filme acompanhamos a trajetória de Mark Angelo, o “protetor das águas” e presidente emérito do Rivers Institute, numa viajem através dos rios contaminados em lugares como Índia, Indonésia e China - atualmente responsável pela produção de 40% do jeans vendido nos EUA -  onde fica a cidade de Xiantang, considerada a capital do denim. Através dessa trajetória é possível ver que os danos causados pela poluição não afetam somente o meio ambiente, mas também toda a comunidade que ali vive.

Em entrevistas concedidas a produção do documentário, ativistas do Greenpeace, contam que de 21 amostras retiradas do rio que corta Xintang, 17 estavam contaminadas. Nas águas analisadas pelos pesquisadores havia uma grande quantidade de metais pesados neurotóxicos - como o maganês, associado a danos cerebrais - e que causam câncer em diversos órgãos. O azul do East River está longe de ser o azul natural das águas, ele reflete a cor do jeans ou simplesmente a cor da temporada, como gostam de brincar os chineses.


Os efeitos sentidos por essa contaminação afetam a comunidade ribeirinha não somente no que diz respeito a qualidade da água utilizada por eles, mas também na poluição do solo – a lama do rio, segundo o Greenpeace tem níveis de cadmio em 128 - e no mau odor causado pela grande quantidade de alvejantes e enxofre presentes na água.

River Blue pode ser considerado um dos mais profundos documentários a tratar com propriedade a poluição dos rios e como a indústria da moda corrobora para essa realidade. Atualmente a indústria têxtil é a segunda maior poluente no planeta perdendo apenas para a indústria do petróleo, revelando uma realidade que pode não estar tão distante, como mencionado no próprio documentário “as guerras do futuro não serão causadas pelo petróleo, as guerras do futuro serão causadas pela água”.

A realidade apresentada no documentário faz com que o espectador crie não somente uma visão crítica sobre a situação exposta, mas também uma consciência sobre a sua responsabilidade social em relação a essa realidade. Mostrando também quais atitudes podem ser tomadas para amenizar os danos causados pela produção desenfreada da indústria da moda. Como, por exemplo, a maneira como lavamos os nossos jeans ou então a quantidade de peças que compramos sem realmente precisar delas. Afinal, do que são feitas as roupas que vestimos? Se não queremos usar produtos de mão de obra escrava, porque deveríamos querer vestir roupas que matam rios e prejudicam o meio ambiente?

Ficou interessado? O documentário foi lançado aqui no Brasil em novembro no Brasil Eco Fashion Week e estará disponível no Itunes em dezembro de 2017.

You May Also Like

0 comentários