5 motivos porque aderi a moda consciente

by - quinta-feira, agosto 24, 2017


Tem algum tempo desde que decidi que levaria minha vida de uma forma diferente (em todos os sentidos) e uma das principais mudanças foi com certeza minha escolha por aderir ao minimalismo e consequentemente descobrir no consumo consciente uma forma de continuar consumindo moda sem prejudicar nosso planeta ou outras pessoas.

Antes de mais nada, gostaria de deixar bem claro aqui que apesar de já ter feito o destralhe, o processo do minimalismo e de consumir marcas slow fashion é gradual, por isso ainda tenho roupas no meu armário que comprei em lojas de departamentos. Entenda: você não precisa "jogar" suas roupas fora e comprar outras que não sejam de fast fashion só porque você decidiu adotar esse estilo de vida. Até porque, fazendo isso você estaria agindo de forma oposta, gerando mais lixo e consumindo de forma desnecessária.

Portanto, quando precisar comprar mais roupas, sapatos e assessórios para substituir os que já tenho, ai sim farei minha escolha completamente consciente de onde comprar valorizando negócios locais e mão de obra artesanal. 

#EU MUDEI MEU JEITO DE CONSUMIR PORQUE...

1. Economizar dinheiro. Falando como uma pessoa que não conseguia entrar numa loja sem sair com uma sacola, posso dizer que isso não me fez bem algum. Chegou um momento na minha vida que percebi que consumindo menos eu estaria me livrando daquela necessidade interna que me consumia toda vez que passava por uma loja, e que consequentemente teria mais dinheiro pra gastar com coisas que realmente iam me acrescentar em algo.

2. Estudei muito sobre esse universo e como isso se relacionava com os valores e ideais de vida que eu tinha escolhido pra mim, percebi que se queria um mundo onde as pessoas tivessem as mesmas oportunidades e direitos, não poderia consumir produtos que para chegarem em casa com um preço mais "em conta" alguém estava pagando a diferença, com uma mão de obra praticamente escrava.

3. Acho que assim como toda grande mudança em nossas vidas, essa minha decisão também ganhou forma depois de assistir diversos documentários sobre o assunto. Entre eles o The True Cost, que me fez refletir sobre como eu estava de alguma forma contribuindo para que aquelas pessoas estavam passando. O choque com a realidade me fez mudar meu pensamento.

4. A vida é muito curta. Essa loucura de consumir e consumir estava me fazendo ficar cada vez mais preocupada com o quanto ganharia ($$) e quanto poderia comprar. Passava mais tempo procurando formas de 'ser bem sucedida' e quando meu poder de aquisição me permitiria comprar quantas bolsas, sapatos eu pudesse carregar. Quando parei de pensar tanto no futuro e comecei a pensar no presente, percebi que se gastasse tanto tempo construindo um futuro financeiramente estável não teria saúde para ter um futuro.

5. A felicidade não está nas coisas mas sim nos momentos que temos. Essa frase sempre guiou minha vida, mas nunca a vivi completamente, principalmente no que se dizia a moda como disse no tópico 1. Mas em poucos meses após decidir mudar, percebi que essa era a mais nova verdade da minha vida! Ainda tenho muito o que percorrer pra poder ostentar por ai o titulo de minimalista ou dizer que só uso roupas que tenham uma produção consciente, mas só de saber que dei o primeiro passo já faz valer.

Sempre defendi que os extremos nunca são saudáveis e que tudo na vida precisa de um equilíbrio. Esses 5 porquês listados aqui são apenas o começo da minha busca pelo equilíbrio e construção do meu novo estilo de vida, se você não quiser perder nada e acompanhar a minha jornada é só nos seguir nas redes sociais ;)

You May Also Like

0 comentários