Siesta!

by - sexta-feira, setembro 22, 2017


Era uma tarde de domingo e como de costume peguei a minha edição recém chegada de uma certa revista de moda na qual sou assinante para ler enquanto tomava o café da tarde. Foliei uma, foliei duas, foliei três páginas. Parei ao me deparar com o seguinte titulo "a morte do ócio?", percorri com os olhos cada linha daquele texto onde o autor explicava como a Espanha tinha "ficado para trás" quando o assunto era a glamorizarão do estresse e dos workaholic, principalmente em relação aos seus vizinhos mais ricos da União Europeia.

A cada linha lida daquele texto a descoberta de um povo que vive o meu "sonho de princesa". Qualquer hora do dia é hora de parar para aproveitar a vida em sua plenitude: observar o movimento da rua, beber um bom café. Não há pressa para produzir mais daquilo que não se precisa em tempo recorde, ninguém perde horas na fila de um banco ou em qualquer outra fila. Há quem diga que a "vagareza" com que o povo espanhol trabalha é preguiça ou eterna ressaca, mas prefiro enxergar por outro lado e dizer que eles simplesmente encontraram a fórmula da felicidade.

Isso sem contar a famosa siesta, que está presente na vida - e na história - do povo espanhol desde, se assim pode dizer, sempre! O horário entre as 14h e as 15h30 onde tradicionalmente, você pode ir para casa almoçar e tirar a famosa soneca pós-refeição. Lojas, restaurantes, bares... nada. Simplesmente nada abre entre esses horários. E os espanhóis garantem: dormir depois de comer faz você acordar novinho em folha, e mil vezes mais produtivo.

Devagar, devagar, devagarinho... ou despacito, se assim preferir. Assim, a vida caminha em alguns lugares na Espanha e posso garantir que estão caminhando e caminhando para frente.

You May Also Like

0 comentários