Mas, o que é fast fashion ?

by - terça-feira, setembro 19, 2017


Antes de mais nada é preciso saber que o termo fast fashion é utilizado para designar marcas com produções rápidas e continuas. É um modelo de negócio que visa o lucro através de alto numero de vendas de produtos de preços mais acessíveis, isso sem contar que muitas dessas empresas utilizam de mão de obra escrava para baixar o custo de produção e aumentar o lucro.

Saber disso também é um passo para você saber se está consumindo um produto de uma fast fashion ou não. Mas, existem mais algumas formas que podem te ajudar a saber se está adquirindo este tipo de produto, como por exemplo, o tempo que a loja/marca leva até lançar uma coleção. 

Em entrevista ao "IstoÉ" em 2014 o então presidente da Riachuello, Flavio Rocha, importante fast fashion brasileira, declarou que em apenas 10 dias conseguiria colocar nas prateleiras peças que fizeram sucesso nas passarelas. Trocando em miúdos, em 10 dias ele conseguiria produzir uma coleção inteira, o que para quem intende de produção de moda e de costura, sabe que esse tempo é extremamente curto. 

O que acaba dificultando que a qualidade do produto seja superior, ou seja, você leva um produto pra casa que custou mais barato do que se tivesse comprado de uma marca que trabalha com processos mais desacelerados, mas que tem a qualidade equivalente ao preço pago: baixa.

Mas que fique bem claro, que também existem marcas que são consideradas fast fashion e não trabalham com preços tão baixos assim, comparadas as marcas mais populares desse seguimento. Preço não é garantia de qualidade. Por isso, é importante analisar bem e colocar na balança para ver o que vai compensar (a longo prazo) para você: comprar uma peça que dali alguns meses não vai poder mais ser usada porque deteriorou ou comprar uma peça que vai durar a vida inteira?

Vale lembrar, que comprar algo que vai durar não quer dizer necessariamente que você precisa realmente ficar com essa peça o resto da vida. O fato de ela durar significa que quando ela não for necessária no seu guarda-roupas poderá ser no de outro alguém, diferente de peças que desgastam e que não servem para outro fim a não ser o lixo. Lixo esse, que muitas vezes vão parar em encostas, aterros e mais um monte de lugares que são prejudiciais ao nosso planeta.

Onde devo comprar então? Invista em peças de lojas com produções artesanais e com o processo consciente e desacelerado de produção. Desta forma além de incentivar a economia local você também estará fazendo a sua parte para tornar o mundo um lugar mais justo. Um passo de cada vez. A conscientização tem que partir de dentro de você, olhar para aquilo que você pretende consumir e assumir a responsabilidade pela sua compra, seja ela positiva ou não.

You May Also Like

0 comentários