Com os pés na sustentabilidade

by - sexta-feira, outubro 06, 2017

FOTO: Reprodução / Pinterest

O conceito de sustentabilidade e de consumo consciente andam lado-a-lado e cada dia que passa mais marcas que nós já conhecemos entram na discussão sobre como fazer produtos de alta qualidade e que não afetem negativamente o nosso planeta. Entre essas iniciativas estão a procura de tecidos e processos de produção que diminuam o impacto ambiental causado pela industria da moda que já é considerada a segunda mais poluente do mundo, perdendo apenas para a petrolífera.

Com o assunto em pauta em diversas rodas de conversas e a constante disseminação de ideais ambientalistas, a conscientização a respeito disso tem gerado um grande impacto na industria, principalmente porque agora os consumidores procuram saber mais sobre de onde vêm os seus produtos e quem os produzem, buscando principalmente marcas que tenham alguma ligação com seus valores pessoais. 

Essas mudanças também refletem nos nossos pés... De olho nesse novo cenário a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) lançou o Prêmio Direções Abicalçados que em conjunto com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) criou a categoria Sustentabilidade, que através do selo "Origem Sustentável"  que desde 2013 certifica marcas por suas iniciativas ambientais, econômico, cultural e social. A certificação segue a escala Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante, reconhecendo empresas brasileiras de calçados e componentes que já tenham incorporado a sustentabilidade em seus processos produtivos. Entre as práticas destacadas estão as de substituição de insumos, gerenciamentos de resíduos e respeito a biodiversidade. 



You May Also Like

3 comentários

  1. Oi, Liz! Tudo bem?
    Checar a procedência dos produtos é muito importante. Confesso que antes eu não me importava em ver isso nas marcas, mas hoje evito "dar grana" para marcas que não respeitam o meio ambiente.
    Sempre quando vou comprar um novo produto de beleza ou acessório, fico de olho nisso.
    Outro dia conheci uma iniciativa bem legal: fui numa palestra na minha cidade e ganhei um lápis semente. Ele é feito de madeira reflorestada e quando ele chega no fim e não dá mais para apontar, podemos plantar ele num vasinho e nasce uma planta.
    Achei bem bacana!

    Beijo,

    Hida

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Eu estou procurando me preocupar mais com o que consumo e como descarto o lixo.
    Pra mim é um pouco dificil acreditar na tal "sustentabilidade" pq o mundo é capitalista e se aproveita do marketing, sem nem realmente fazer aquilo. Não que as marcas sejam falsas, mas eu tenho medo que algumas sejam. Eu ando lendo muito sobre o assunto, mas com certeza já tenho marcas de calçados para considerar na próxima compra. Obrigado pelo post

    Carol Justo | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
  3. Muito legal você tocar nesse assunto. Gosto de ver que cada vez mais as pessoas estão começando a se preocupar com os animais e o nosso planeta. Mas assim como a Carol ali cima eu fico com um pé atrás quando uma empresa se diz vegana ou coisa do tipo. Não que todas as empresas estejam mentido mas fazer o que, eu desconfio de tudo mesmo hahaha
    Vou anotar o nome dessas marcas que você citou para poder pesquisar sobre seus produtos depois :)

    ResponderExcluir