Pinterest: O app mais inspirador que você respeita

by - quinta-feira, janeiro 18, 2018


O que é inspiração? Segundo o dicionario é "uma pessoa ou coisa que inspira, estimula a capacidade criativa" ou até mesmo "uma ideia súbita e espontânea". Tecnicamente, inspiração é tudo aquilo que, de alguma forma, te faz criar. Seja uma ideia ou algo mais palpável. 

Todos os dias dependo da minha criatividade para trabalhar, sem ela não consigo produzir os conteúdos pro site/canal, nem para os meus clientes. Um dia sem inspiração criativa é um dia de trabalho perdido. Por isso, desenvolvi várias técnicas que me ajudam a manter-me sempre inspirada à criar.

O Pinterest é uma ferramenta principal nesse processo. Desde que baixei o app para o meu celular, estou sempre dando uma olhada no que aparece na minha timeline, assim, estou sempre em busca do novo e me inspirando. Se você também ama o Pinterest, mas não sabe como usa-lo para se tornar mais produtivo criativamente, aqui vão algumas dicas:

1- Crie pastas

Ok. Todo mundo sabe pra que servem as pastas no Pinterest, mas elas podem ser uteis para separar os seus assuntos de interesse, tornando tudo mais prático na hora que você for procurar uma inspiração especifica. Eu, por exemplo, tenho pastas para decoração, costura, minimalismo, quotes, etc...

2. Utilize as palavras-chave

Se você procura por ideias de decoração, por exemplo, ao invés de digitar na barra de pesquisa apenas "decoração", você pode digitar algo mais especifico como "decoração minimalista". Desta forma você filtra melhor os resultados e a chance de aparecer o que realmente te agrada é maior.

Vale lembrar também que o próprio Pinterest sempre sugere palavras-chave pra você melhorar sua busca. Quem sabe algumas delas não te ajudem, vale a pena ficar de olho!

3. Cuidado com os seu pins

Assim como todas as redes sociais o Pinterest também utiliza de algorítimos para "gravar" seus gostos, desta forma ele consegue mostrar pra você apenas aquilo que ele supõe ser de seu interesse. Em função disso, você deve sempre tomar cuidado com o que você salva nas suas pastas, pra não correr o risco de salvar algo aleatório e acabar "ferrando" com o seu algorítimo. 

Se você não quer que aparecem sempre fotos fofinhas de panda na sua timeline, não salve fotos fofinhas na sua timeline. O algoritimo é "burro", ele não vai achar que você quis ver aquilo apenas uma vez, ele vai pensar que você quer ver aquilo sempre!

4. Esconda aquilo que você não quer ver

Sabe aquele botão de "x" que aparece quando você clica sobre algum Pin? Não tenha medo de usa-lo toda vez que aparecer alguma coisa que você não gostaria de ver na sua timeline. Fazendo isso, o algorítimo do Pinterest vai entender que você não gosta daquele tipo de informação ou simplesmente que aquilo não lhe é útil.

5. Inspire-se

Não adianta nada deixar seu Pinterest organizado e seu algorítimo "bala", se você não estiver com a mente e o coração aberto para inspirar-se. Inspiração é um processo que começa dentro da gente. Se você não está conseguindo se desligar do resto e concentrar-se em incentivar seu processo criativo, abrir o Pinterest e gastar um tempo lá não vai ajudar. 

Dedique um tempo para "perder" (ou ganhar) olhando sem compromisso sua timeline, adicionando novos pins às suas pastas. Assim, despretensiosamente, uma hora a inspiração chega!

E vocês, fazem o que para manter-se inspirado? Conta pra mim! E ah, aproveita e me segue lá no Pinterest, to sempre adicionando novos Pins

You May Also Like

0 comentários