Lojas de fast-fashion apostam em soluções sustentáveis

by - sexta-feira, julho 13, 2018


Comprar roupas (ou qualquer outro tipo de coisa) deixou de ser apenas um ato de usual, mas passou a ser um ato de ativismo e, muitas vezes, de posicionamento ideológico. O número de pessoas que buscam por marcas com histórias e propósitos é cada vez maior, e para acompanhar essa mudança muitas marcas de fast-fashion têm apostado em alternativas e iniciativas sustentáveis. 

Aqui, apresento para vocês as iniciativas em que eu mais achei interessante dividir e que - pelo o que acompanhei - são as que mais apresentam resultados. Afinal, não é só questão de promover uma mudança é de fazê-la acontecer, né?!

Youcom

Já participei de algumas iniciativas da marca (que possuí diversas) e a que mais gostei foi o evento de troca de jeans. Para minimizar os impactos causados pela produção do tecido - que é uma das mais poluentes - a Youcom trocava calças novas por jeans velhos, podendo desta forma utilizar o tecido arrecadado em novas peças.

GAP

Através do 'Gap for good' a marca promove a venda de produtos feitos a partir de matérias primas e processos sustentáveis, além de investir numa lavagem inteligente para o demin, onde são economizados milhões de litros de água. Outra iniciativa legal da marca é que até 2021 o algodão utilizado para a confecção das peças será 100% de fonte sustentável. 

C&A

O 'ReCiclo' é o programa de upcycling da marca, onde o cliente pode ir até as lojas participantes e deixar roupas e assessórios de cama e banho. As peças arrecadadas pela iniciativa são enviadas a entidades parceiras e são revertidas em ações à favor da comunidade local.

Starbuks (bônus)

Eu sei que não têm nada a ver com moda, mas como uma boa fã da marca não poderia ficar mais feliz com a noticia de que até 2020 não utilizará mais canudos plásticos em suas lojas ao redor no mundo, o que já é um grande avanço na luta com a poluição (principalmente dos mares). 

É muito benéfico saber que as grandes marcas estão buscando novas alternativas na sua produção, porém é importante lembrar que a industria da moda é o aprisionamento de diversas pessoas que trabalham em situações sub-humanas para criar suas peças e para que você pague mais barato por elas. Por isso, também é importante sempre incentivar e investir em comércios e produções locais.💚

You May Also Like

1 comentários

  1. Ameeeei esse post, não sabia de nenhuma dessas ações e foi muito legal saber sobre isso, sempre pensei que as fast fashions nem se importavam com essas coisas hahah

    Carol Justo | Pink is not Rose

    ResponderExcluir